O mundo ensina

Aninha sempre doou brinquedos. Minha estratégia é falar sobre o assunto logo depois do aniversário, dia das crianças e natal, pois são as datas que ela mais ganha presentes e aí fica mais “tranquilo” abrir mão dos mais antigos. Inclusive ela tinha o maior cuidado de escolher brinquedos inteiros, com todas as peças e eu morria de orgulho.

Mas eis que do ano passado pra cá ela disse “não” para todas as tentativas que fiz. Até comentei com umas amigas que estava assustada com o egoísmo repentino dela.

Aí ontem saímos pra dar uma volta com a Pepina pela quadra e ela viu – não eu – uma senhora mexendo na caçamba de lixo que fica em frente ao supermercado. Ficou olhando fixamente até que eu percebi para onde ela olhava. Não dissemos nada e caladas voltamos pra casa.

Hoje ao acordar ela mal me disse bom dia e já propôs:

“Acho que eu poderia doar uns brinquedos, mamãe. Vamos pegar uma caixa no supermercado e hoje à noite já separo umas coisas. Aí juntamos com aquelas roupas que você separou pra doar e colocamos também um pouco de arroz, feijão e bolacha, tá?”

Tem coisas que a gente ensina, mas a maioria ela vai aprender é no mundão mesmo!

Deixe um comentário

